7 de Abril de 1947: Morreu Henry Ford

Henry Ford revolucionou a indústria automóvel com a produção em série, baixando os preços, para abrir as portas da motorização à classe média. Foi inovador e um grande estratega comercial criando um império que foi além dos EUA.

Interessou-se pelos motores e pela mecânica desde muito cedo, ainda na quinta dos pais num município dos arredores de Detroit, onde nasceu a 30 de Julho de 1863.

Ainda jovem chegou a Detroit onde trabalhou em várias indústrias. Casou, regressou à fazenda dos pais, mas voltou a apostar na cidade onde voltou como engenheiro de máquinas na Edison Illumination Co..

Mas o seu maior interesse estava num projecto pessoal: o veículo a que chamou "Quadriciclo". Reuniu sócios e fundou a Detroit Automotive Company, mas o processo fracassou devido ao desacordo entre os accionistas. Em parceria com o projectista Harold Willis criou um carro de competição, com o qual chegou a participar em diversas provas ao longo do país e ganhou notoriedade.

A sorte mudou às 9h30m do dia 16 de Junho de 1903: Henry Ford e um grupo de investidores reuniram em Detroit para formalizarem a criação da Ford Motor Company. Os documentos foram enviados ao secretário do Estado de Michigan, que reconheceu a nova empresa no dia seguinte.

A Ford Motor Company estabeleceu-se na Mack Avenue em Detroit e se nos primeiros tempos apenas alguns modelos eram montados num processo manual, que envolvia grupos de trabalhadores que recebiam os componentes produzidos por empresas externas, tudo se alterou muito rapidamente.

Com a introdução do Modelo T em 1908 a Ford conseguiu colocar no mercado um automóvel a preço acessível. A procura superava a capacidade de oferta e Henry criou um processo de produção em série numa grande unidade fabril onde eram utilizados componentes estandardizados e intermutáveis entre modelos, e em 1913 surgiu a primeira linha de montagem. Em 1914 estabeleceu uma tabela de pagamento para oito horas de trabalho, que podia ser aumentada em caso do trabalho se prolongar por nove horas.

Entre o final de 1910 e o início de 1920 a Ford começou a construir uma imponente unidade fabril ao longo do rio Rouge, em Dearborn, nos arredores de Detroit. Para além da linha de montagem, a fábrica tinha capacidade para produzir todos os componentes, incluindo os vidros. Os custos deste projecto assustaram grande parte dos accionistas da companhia e Henry Ford, que já detinha 58,5% do capital, adquiriu essas participações e em 1919 nomeou presidente o seu filho Edsel.

Mas não se afastou do controlo dos negócios e chegou a regressar à presidência em 1943 após a morte de Edsel Ford. Em 1945 acabou por transferir a gestão para o neto Henry Ford II. Morreu dois anos depois, aos 83 anos de idade.

Em destaque